Proteção Contra Descaga Atmosférica       PARA RAIOS

Você verá abaixo nesta página as respostas para as perguntas mais frequentes sobre para raios. Ao final você estará em condições de decidir se precisa ou não de um para raios ,suas vantagens e a forma correta de  contratar sua instalação.

O QUE SÃO OS PARA RAIOS

Os para raios são acessórios que interceptam a corrente elétrica atmosférica e as conduz de forma segura para o solo.

 

Analogamente os para raios são como os telhados das casas que conduzem a agua para as calhas que por sua vez também as conduz para os esgotos para evitar inundações, protegendo dessa forma os objetos e pessoas dento do local.

COMO FUNCIONAM OS PARA RAIOS ?

Os para raios são compostos por sistema de captação, sistema de descidas, sistemas de aterramentos e funcionam da  seguinte  forma: - O sistema de captação dos para raios, como o próprio nome diz, tem a função de captar (interceptar) a  corrente eletrica  atmosferica (raios), e conduzi-la para os sistemas  de descidas, que distribuem a corrente eletrica, e as envia para os sistemas de  aterramento que irão se encarregar de discipá-la, no solo, de forma segura.

QUAIS OS TIPOS DE PARA RAIOS EXISTENTES ?

OS PARA RAIOS PODEM SER:

1 - Gaiola de faraday
2 - Captor franklin sobre mastro
3 - Captor franklin sobre postes
4 - Estrutural

QUAL O MELHOR MODELO DE PARA RAIOS ?

O melhor modelo de para raios é aquele que irá atender, da melhor forma, as suas necessidades de proteção, e que será determinada, através de levantamento e estudo de necessidades, podendo ser adotado um modelo único ou a combinação de todos eles.

COMO SABER SE PRECISO DE UM PARA RAIOS OU NÃO ?

Para saber se você precisa ou não de um para raios, basta calcular o valor de todos os aparelhos elétricos e eletrônicos que você possui e se perguntar:"Quanto me custaria para consertar ou até comprar todos eles novamente e qual seria o prejuizo finananceiro indireto causado pela paralisação de tais equipamentos", se a resposta lhe preocupar, significa que você é mais um candidato a possuir um para raios, lembrando que seus equipamentos não estarão protegidos mesmo com este acessório, se os efeitos dos raios vierem pela rede elétrica externa, tv a cabo ou sistema de telefonia.

QUAL O MELHOR PARA RAIOS PARA AS MINHAS NECESSIDADES ?

Esta resposta será dada através da análise dos dados do levantamento feito sobre o tipo de imóvel ou local a proteger, sua estrura, finalidade do imóvel, realizada por profissional ou empresa especializada. 

MINHA INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS ESTÁ CORRETA ?

Para isso é necessário ter um laudo de para raios contendo os resultados das medições ôhmicas dos aterramentos dentro dos padrões da norma atual, descrição do modelo instalado, assinado por engenheiro eletricista com A.R.T recolhida e cópia da documentação do C.R.E.A do profissional.

QUAL O PRAZO PARA MANUTENÇÃO NOS PARA RAIOS ?

O prazo de manutenção é relativo ao local da instalação, tipo de solo e materiais utilizados nas instalações. Como exemplo podemos citar os para raios instalados nas cidades litorâneas que terão seus componentes em contato com a maresia e a salinidade que irão agredir os componentes reduzindo o tempo de vida útil.

HÁ LEIS QUE DETERMINAM O USO DE PARA RAIOS ?

Sim há municípios que possuem leis próprias sobre para raios, que determinam o uso em edificações residenciais acima de 3 andares, e há outros que não, porém, para efeito de imoveis utilizados por empresas, industrias e comércios, no modo geral, prevalece a determinação do Ministério do Trabalho, através da norma NR10.

VANTAGEM EM SE TER PARA RAIOS

Entre as vantagens dos para raios , a mais importante talvez, seja a atranquilidade nos dias de forte chuvas.

COMO INSTALAR OS PARA RAIOS

Em primeiro lugar, entre em contato com uma empresa especializada ou profissional de sua confiança e solicite um levantamento no local do seu imovel. Peça proposta comercial que lhe dê opção entre os materiais que podem ser utilizados, pois eles influenciarão no prazo de manutenção e no preço da instalação.

Assim que for concluída a instalação dos para raios, acompanhe pessoalmente a leitura dos aterramentos, e solicite os seguintes documentos: Laudo assinado pelo engenheiro responsável, cópia da carteira do C.R.E.A deste profissional e A.R.T recolhida.

O QUE É LAUDO DE PARA RAIOS ?

É documento que descreve o tipo de sistema de para raios instalado na edificação, bem como, os resultados das leituras dos sistemas de aterramentos, e tem validade jurídica no caso de algum acidente ocorrer.

COMO OS RAIOS PODEM CHEGAR ATÉ MIM ?

Os raios podem chegar até nós por meio dos equipamentos ligados a tomadas elétricas, linhas telefônicas,antenas parabólicas, tv a cabo, contato direto na estrura do imóvel ou pelo solo.

OS PARA RAIOS SÃO REGULAMENTADOS ?

Sim, a norma que regulamenta a instalação de para raios é a NBR 5419/05 da ABNT.

MATERIAIS DOS PARA RAIOS

Os materiais que podem ser utilzados nos para raios são: cobre, aluminio, aço, ferragens de construção e outros, desde que atendam as exigências mínimas de espeçura, determinada pela nbr 5419/05 abnt.

DICAS SOBRE MANUTENÇÃO DOS PARA RAIOS

Alguns meses após a instalação dos sistemas de para raios. Seus componentes metálicos começam a sofrer a ação das intempéries (chuva, sol, e outras) que começam agredir tais materiais. Em virtude disso, torna-se necessário, a observação dos componentes, para averiguação da necessidade ou não de manutenção, para manter o sistema funcioando perfeitamente, abaixo segue lista de ítens para averiguação:

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS - CONEXÕES

Conexões entre a haste de aterramento e o condutor de descida nela interligado:
Caso haja indício de ferrugem, substituir a peça velha por nova, pois a corrente elétrica captada pelo para raios pode ter dificuldade para ser dissipada no solo, que é o objetivo principal.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS - ABRAÇADEIRAS

Abraçadeiras que prendem os tubos de pvc na parede:
Estas abraçadeiras, possuem uma cunha que prendem as extremidades da abraçadeira, realizando a função do aperto.

É comum com o tempo e com o contato com máquinas e equipamentos, estas cunhas, soltarem e ficarem apenas a abraçadeira aberta. Esta abraçadeira pode ser muito perigosa sem a cunha, pois pode realizar cortes graves com o contato acidental. Portanto recomenda-se que seja substituíida neste casos.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS - ISOLADORES

Isoladores de sustentação dos cabos de cobre nú:
Por mais que estes materiais recebam tratamento de galvanização á fogo, chegará o momento em que estas peças começarão a enferrujar, causando com isso a diminuição da resistência do metal às tensões mecânicas as quais é exposto pelo ajuste dos cabos de cobre nú. 

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS - AJUSTES

Tensionamento dos cabos de cobre nú dos sistemas de captação e descidas.
Com o passar do tempo os cabos presos pelos tensionadores começam a afrouxar e isto causa um aspecto ruim para a instalação de para raios, no modo geral, portanto, é interessante realizar os ajustes.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS - CONECTORES DE UNIÃO

Conectores de união dos cabos de cobre nú.
Conhecidos como split-bolts, estas peças, dependendo do material o qual é fabricado, também enferrujam e precisam serem substituidas.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS - MASTROS

Mastros onde são instalados os captores franklin.
Passou a ser comum encontrar instalações de para raios com os mastros pendurados pelos cabos, caídos nas paredes das edificações ou nos telhados. Isso ocorre em virtude da ferrujem que chega a enfraquecer o tubo de aço, até o ponto de quebrar. Evite aplicar tinta sobre a ferrujem, o custo do mastro poder ser apenas um pouco a mais que o trabalho da pintura.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PÁRA-RAIOS - MEDIÇÕES ÔHMICAS

Resultado das medições ôhmicas dos aterramentos.
Esta é a parte fundamental dos sistemas de para raios, pois um sistemas de captação eficiente sem um sistema de aterramento eficiente não adianta muita coisa. É como uma pessoa que se alimenta bem, porém tem um mal funcionamento intestinal. Recomenda-se fazer as leituras dos aterramentos para averiguar as condições do solo e das hastes nele cravadas.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PÁRA-RAIOS - MUDANÇAS NA NORMA

Mudança das normas de regulamentação dos para raios.
As normas de para raios sofrem mudanças, e com isso, também ocorrem algumas alterações quanto á instalação. Exemplo: A norma nbr 5419/01 alterou a nbr 5419/93 que determinava que as descidas para os aterramentos fossem realizadas com cabos be cobre nú 16mm independente da altura das edificações, e atualmente foi modificada para 35mm, para alturas acima de 20 mts.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PÁRA-RAIOS - CONEXÕES METÁLICAS

Conexões metalicas interligadas diretamente nas estruturas metalicas(condutores natrurais).
Estes materiais são os que enferrujam com mais facilidade, dependendo dos materiais, pois ficam em contato direto com a estrutura de aço, dos pilares de sustentação, que muitas vezes , sem tratamento contra oxidação, acabam enferrujando e passando a ferrujem para as conexões dos para raios.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PÁRA-RAIOS - CONDIÇÕES DOS MATERIAIS

Os materiais que podem ser utilzados nos para raios são: cobre, aluminio, aço, ferragens de construção e outros desde que atendam as exigências minimas de espeçura determinada pela nbr 5419/05 abnt.

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÃO DE PÁRA-RAIOS - HASTES DE ATERRAMENTO

Situação das hastes de aterramento embutidas no solo.
As hastes de aterramento são construídas em aço, com revestimento em banho de cobre (cobreadas).
Estas hastes quando são cravadas no solo, entram em contato com pedras existentes no mesmo, o que causa riscos na camada de cobre, permitindo o contato da umidade do solo com a parte de aço da haste.
Com o tempo estas hastes começam a enferrujar, dificultando a dissipação da corrente elétrica no solo.
Uma maneira de verificar o estado de conservaçãoda haste é manusear a parte que fica exposta para ver se a camada de cobre já está soltando ou não.

PARA ORÇAMENTOS E INFORMAÇÕES LIGUE (011) 3422-7110 OU CLIQUE AO LADO WWW.JRSEGPARARAIOS.COM.BR

Rua Mario Borim 500 - Chácara Urbana - Cep 13209-030 - Fone (011) 3422-7110 - Jundiaí - SP